MAIS DE 100 PESSOAS BUSCAM POR EXAMES NO NOVEMBRO AZUL - 14/11/2019

As atividades realizadas neste dia 13, na localidade de Vale Suíço, reuniram público masculino nas dependências do Ginásio de Esportes da comunidade. O foco voltado ao Novembro Azul contou com a participação de autoridades e também profissionais ligados à saúde.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Inácio Lirio de Souza, a movimentação foi bastante interessante e com resultados práticos, acima até do que era esperado. Foram 130 pessoas que participaram do momento, estando entre elas o Bispo Dom Carlos Rômulo e o Padre Márcio Weber. O Prefeito Municipal Evandro Luis Schneider também participou do encontro, assim como a Vice-prefeita Margarete e os Secretários Municipais.

Com a presença da Assistente Social, Sra. Caren e da Psicóloga, Sra. Verônica, ambas profissionais da AAPECAN, que é ligada as ações sociais no tratamento do câncer e auxílio às famílias que têm pessoas acometidas pela doença.

Cientes de que é preciso prevenir a doença, 110 homens fizeram os exames de PSA, com a coleta de sangue. "Esperamos, é claro, que ninguém seja acometido pela doença, mas se for diferente, é importante destacar que as pessoas poderão contar com o município no tratamento. A prevenção é fundamental, pois quanto antes for constatada alguma alteração, mais efetivo é o tratamento", destacou o Secretário da Saúde.

Ações de entretenimento e conscientização foram uma das marcas da ação, trazendo aos homens clara ideia de que cuidar da saúde é também investir em qualidade de vida.

"O trabalho que desenvolvemos no sistema de saúde de São Vendelino, com o envolvimento de profissionais altamente qualificados e capacitados, faz com que possamos fazer ações como esta também aqui. Cabe lembrar que não é preciso esperar pelo Novembro Azul, ou qualquer outra data específica para buscar por exames, estando os médicos do nosso posto de saúde sempre à disposição para atender e tirar dúvidas", citou o Prefeito Evandro Schneider que foi um dos 110 homens a fazer o exame de sangue.