SÃO VENDELINO É DESTAQUE NO GESTOR PÚBLICO - 06/11/2019

O projeto de Educação Fiscal no Pequeno Paraíso, colocado em prática desde 2018 envolvendo diversas secretarias, mas em especial Fazenda e Educação, colocou São Vendelino na vitrine gaúcha na noite de terça, 5 de novembro de 2019.

Desde a sua criação, em 2002, foram escolhidos mais de 900 projetos para figurar entre os mais bem sucedidos do Estado e, neste ano, São Vendelino, também conseguiu um grande destaque, mostrando que o trabalho no município é feito por muitas mãos. São Vendelino havia inscrito dois projetos no prêmio, Musicalização nas Escolas (desde os pequenos, coros e até a orquestra municipal), e a educação fiscal foram enaltecidos.

"O projeto de Educação Fiscal no Pequeno Paraíso levou às escolas, de modo didático, o conhecimento de como funciona a gestão municipal, em especial na área financeira. Já o projeto de musicalização é amplo e faz com que cada participante dele seja, também, responsável pelo desenvolvimento do trabalho como um todo, orientando também aos que iniciam na música", destacou o prefeito Evandro José Schneider.

E na hora da premiação dos projetos auditados e com melhor nota obtida, São Vendelino foi chamado ao palco sendo representado pelo seu prefeito. A Educação Fiscal, que atingiu a comunidade escolar de maneira maciça, formando uma compreensão ampla de como cada cidadão pode contribuir com a arrecadação, foi certificado como um dos melhores projetos do ano no Rio Grande do Sul.

"Sentimo-nos honrados pelo reconhecimento do projeto de Educação Fiscal no Pequeno Paraíso, sendo este uma das muitas ações diárias realizadas pelo município, todavia, este projeto, agora com o reconhecimento em nível estadual", pontuou o prefeito.

O projeto de educação fiscal foi amplo e multidisciplinar, trazendo, inclusive, excelentes resultados financeiros no decorrer do ano. A implantação da Raspadinha Legal, com o envolvimento dos alunos, também acabou motivando a comunidade na hora de solicitar a nota fiscal em suas contas. Em números, por conta deste projeto com as crianças e a criação da raspadinha, houve um acréscimo de 24% no valor adicionado do município. Isso, certamente, trará aumento de arrecadação.

A equipe que participou do projeto também esteve presente ao ato em Porto Alegre, sentindo-se valorizada, igualmente, pois ao ver o prefeito - representante máximo do município - no palco, obteve também o reconhecimento do esforço conjunto. "Às vezes parecem pequenas as ações que são tomadas, mas os resultados em favor do município são sempre benéficos, sejam eles gigantescos ou pequeninos", pontuou o prefeito, reconhecimento o esforço de cada um dos servidores municipais.

Considerado o "Oscar das Prefeituras", é a mais importante premiação de gestão pública no Rio Grande do Sul, sendo uma iniciativa de responsabilidade social do Sindifisco-RS e da Afisvec, entidades representativas da categoria dos auditores fiscais da Receita Estadual. Além de São Vendelino, dentro os projetos certificados e premiados, do vale do Caí apenas Tupandi foi destacado.

"Sabemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e, assim, da sociedade, dessa forma o Projeto de Educação Fiscal no Pequeno Paraíso foi uma oportunidade de levar aos alunos e seus familiares conhecimentos práticos de como cada cidadão pode colaborar com o crescimento sustentável da economia do município", citou a secretária municipal de Gestão Pública, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, que responde pelo setor da educação.

No Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, estavam reunidos empreendedores municipais dos mais diferentes lugares do Estado. O evento que contou com a apresentação da Winterschneise Blasskapelle (Orquestra Municipal de Bom Princípio) dava indícios de que a cultura e a educação seriam levados em consideração. Assim, com um ambiente festivo, de reconhecimento do trabalho, deu-se a 18ª edição do Prêmio Gestor Público.