KERBFEST: SÃO VENDELINO ENCANTA OS VISITANTES - 28/10/2019

A 16ª Kerbfest de São Vendelino foi mais uma vez sucesso absoluto. Superando todas as expectativas positivas, manteve a tradição e a identidade local e encantou ao público que acompanhou os seis dias de festa no centro do Pequeno Paraíso. E no segundo final de semana, o público só se fez crescer.

Na sexta-feira, com direito a atrações locais, como o Coral Municipal, o Grupo de Danças Sankt Wendel, o CTG Encosta da Serra, a Orquestra Municipal, o Grupo Vocal e tudo mais o que acontece e remete a São Vendelino, houve grande público. Excelente por sinal, aproveitando a noite de baile com Os Montanari. Teve bandinha, trenzinho, chopp, cuca, bolinho de batata, linguiça, jogos germânicos... ah! Teve muito da Alemanha em meio ao Brasil. Em um ambiente novo, com características germânicas, junto à nova praça, o evento foi digno de aplausos.
O sábado à tarde começou com o GreNal da Kerbfest vencido pelos gremistas (3 a 1), igualando as competições entre os dois times. Até a rainha ajudou a puxar a carroça. E a mesma carroça que foi puxada parecia atrair ainda mais pessoas ao coração da cidade. Milhares foram a São Vendelino dançando ao som de 0800 e também dos eternos "Os Atuais". Chegava a noite e as pessoas não arredavam pé, muito pelo contrário. Mais e mais pessoas vieram ao parque da festa concretizando o maior público que uma Kerbfest já viu. Sempre acompanhados de canecos de chopp repletos de cerveja Urwald, fornecedora oficial e patrocinadora da Kerbfest. E já que havia muita gente rodando pelo evento, que com sua área coberta ficou ainda mais atrativo, teve mais música, com Portal da Serra. Já a Praça do Quiosque, belíssima, virou painel para fotos e mais fotos, servindo de pano de fundo para casais apaixonados que ali encontravam uma vista maravilhosa.
Se o sol foi companheiro no sábado, no domingo, São Pedro mandou água. E choveu. Choveu muito, mas... Ah! O público não estava nem preocupado com isso. Novamente compareceu em grande número ao parque da festa, participando do chopp em metro e do stammbier. Enfim, a programação se estendeu até o final de domingo, com muita animação por conta das bandas Porto do Som, Rainha Musical e a Super Banda Choppão. Com muitos brindes e diversão, a Kerbfest findou, com méritos à comissão organizadora e às soberanas. A rainha Diely Audibert Schaefer e as princesas Cristiane Haefliger e Franciele Werle recebiam a todos os convidados com muito carinho e de braços abertos. Também o "Santo" participava de todos os dias da Kerbfest, divertindo o público com sua simpatia. Divulgação, estrutura, atrações... tudo estava como a cerveja da festa: excelente!
Na avaliação do prefeito Evandro Schneider, que foi coordenador do evento ao lado de Margarete Gosenheimer, vice-prefeita, e de Marlí Weissheimer, secretária de educação e cultura, o evento teve na simplicidade a sua marca principal, apostando na diversidade e nos pequenos detalhes. O espaço para os produtores rurais e os artesãos, com o apoio da Emater, foi algo que muito chamou atenção na festa. O preparo de pães e cucas em fornos a lenha foi, sem dúvida, a maior curiosidade e atrativo aos visitantes. Outro fato muito positivo foi a segurança e a limpeza, deixando a todos com vontade de ficar ainda mais tempo na festa em meio à um ambiente agradável e familiar. Tudo para ser contemplado por um belo passeio com o Kerbwagen. Afinal, tudo estava sempre a contento. "Quem chegava se sentia acolhido pela comunidade que respirava o clima de festa. O ambiente estava todo preparado, desde a ponte ornamentada, até a estrutura da festa em si. Acredito que são pequenos detalhes que contribuem para que a nossa festa tivesse um patamar antes não alcançado. Estamos muito felizes e gratos pelo trabalho de todos que se envolveram com a Kerbfest", cita o prefeito falando em nome da Comissão Organizadora. Evandro Schneider lembra, ainda, da participação das entidades e dos empreendedores, que expuseram seus produtos na feira comercial e industrial, além de terem oferecido aos visitantes os pratos típicos alemães. "Recebemos muitos elogios, e findada essa festa, não temo dizer que o evento cresceu sem perder a sua identidade. Com a nova praça, conseguimos oferecer mais qualidade aos visitantes. Melhoramos a estrutura e o público soube aproveitar e ficou encantado com cada detalhe", finalizou.
Como a área da festa foi ampliada e todos os dias do evento houve público em grande número, não é exagero algum dizer que "O Kerb nos nossos Tempos" foi o maior de todos, e, claro, o melhor que poderia ser feito. As tradições - que bom - ainda estão vivas no seio da comunidade regional!
São Vendelino a todos agradece.
Ein Prosit!!!