KERBFEST INICIA PROMOVENDO O ENCONTRO DO TEMPO - 19/10/2019

Resumir em palavras as milhares de imagens e sensações do primeiro dia da 16ª Kerbfest é uma tarefa dificílima. Apenas alguém com o dom da fala seria capaz de fazê-lo em poucas frases. E assim, depois do desfile da abertura, dos bons discursos dos coordenadores do evento, Margarete Gosenheimer, Marlí Weissheimer e Evandro Schneider, era a vez da fala da corte da festa. As princesas Cristiane Haefliger e Franciele Werle deram a tônica do sentimento de representar São Vendelino e sua festa maior. Já a rainha - ah - fez o que parecia ser inimaginável. Uniu o tempo passado e projetou o futuro. Diely Audibert Schaefer, serena e sábia, levou à emoção aqueles que a ouviam, pois em um turbilhão de ideias lembrou dos tempos de criança e projetou o futuro, tendo a Kerbfest como palco de cada momento. E que a projeção real se concretize, pois o futuro por ela desenhado é igualmente belo, como o passado e o presente, havendo sempre motivos para celebrar a vida e a cultura.

Um desfile de lembranças
Retratando os kerb's já vividos e, em especial, os de hoje, o desfile iniciou, com a presença de um público gigantesco. Centenas, até milhares de pessoas se espalhavam pela rua coberta e pela ponte que dá acesso à cidade. Alguns desfilariam, outros vivenciaram momentos únicos onde São Vendelino era retratada tal vila e colônia. Tudo muito bem organizado e orquestrado. E, como pano de fundo, a belíssima Praça do Quiosque apenas reforçava o quanto o município de São Vendelino é belo e quanto evoluiu com o passar dos anos.
Crianças, adultos, idosos, todos se encontraram em meio à rua que fora passarela de uma caminhada curta e significativa. Cada entidade, cada escola, cada pessoa representava momento único contando a história do kerb e a manutenção desta cultura que é centenária e veio com os imigrantes.
Teve até Stammbier em meio à rua, na disputa de equipes que iriam tomar, mais rapidamente, as rodadas de chopp Urwald. Enfim, teve de tudo um pouco nos atos iniciais da grande festa.

São Vendelino como centro da região

Geograficamente São Vendelino é o município mais próximo da Serra dentre os do vale do Caí, mas, por alguns momentos foi o centro da região. A quase totalidade dos municípios se fez representada por suas autoridades, valorizando a Kerbfest e saboreando a cultura local que é, porque não dizer, a tônica da cultura regional.
E assim, com o palco repleto de ilustres convidados ficou evidente que o apelo feito pelas soberanas, pelo prefeito Evandro Schneider e pela Comissão Organizadora foi muito bem acolhido. Estavam ali os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dos municípios próximos e, também, estiveram deputados, como Ronaldo Santini e Dirceu Franciscon. Todos vibraram e brindaram sobre o palco, entrando no clima de festa tipicamente alemão. Se o prefeito e a comissão organizadora de São Vendelino estava à rigor - germanicamente falando - o espírito de todos os demais assim estava quando da abertura do barril de chopp com direito a "eine prosit, eine prosit".
E segue a festa
Depois da abertura em si veio o baile com a banda Passarela, levando as pessoas à pista de dança e, claro, a sorverem do chopp e das comidas típicas que por lá são apresentadas. Aos que vão a São Vendelino por esses dias uma dica: não deixem de provar bolinhos de batata, o curry wurst (típica linguiça germânica) e tudo o que lhes convir. Gastronomia é, também, cultura e nisso o Pequeno Paraíso é terra de fartura.
E a bela festa segue, tendo programação até o dia 27 de outubro. São Vendelino espera por vocês!