Corte de despesas marca início de 2016 - 21/01/2016

Legenda: Medida tem como base a retração da economia

Evitar despesas são as palavras de ordem na administração de São Vendelino. A prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer anunciou redução nos gastos, como corte de horas extras e suspensão da compra de férias até julho, mas deixa claro que nenhum serviço essencial à comunidade será suspenso. Os ajustes são necessários devido à diminuição no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2015 no comparativo com 2014, conforme relatório da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) divulgado em dezembro de 2015.

"O ano de 2015 foi difícil. A retração da economia respingou nas contas do Município," explicou a prefeita Marli ao tomar a decisão de reduzir as despesas neste ano, embora 2015 tenha fechado com todos os compromissos assumidos pela Prefeitura em dia. Mas alerta que a decisão não prejudicará a comunidade e produtores rurais. Os serviços solicitados tanto na agricultura, quanto relativos a obras serão atendidos.

Além da redução nos gastos com pessoal, também entram no ajuste as festas da comunidade, como a do aniversário do Município, que neste ano completa 28 anos, e o 12.º Kerbball. A ideia é conseguir patrocínio para as duas festas ou garantir o pagamento dos gastos com a cobrança de ingressos, no caso dos bailes.