Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Notícias

INTERCÂMBIO GANHA LAÇOS DE AMIZADE - 15/08/2019

Após a visita dos moradores de São Vendelino a Sankt Wendel, a relação de parceria entre as cidades irmãs tomou forma de amizade que supera a distância que as separa. Esta relação entre as pessoas e a aproximação das culturas foi, sem dúvida, o ponto mais alto de toda a viagem realizada pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sankt Wendel para a Alemanha.

O grupo, que conta com a participação do prefeito Evandro Schneider, visitou várias cidades, sem gerar custos para o município. Pela estreita relação histórica com o Saarland, estado onde fica Sankt Wendel, a cidade irmã de São Vendelino, a irmandade parecia ser infinitamente maior. "Fomos recebidos com um tratamento afetuoso, muito carinho, com entusiasmo, muito acima do que poderíamos esperar. Estávamos totalmente em casa sendo tratados como parte das famílias. Só temos que agradecer", pontuou o prefeito Evandro Schneider.
Nos primeiros dias de viagem, Schneider estava em viagem oficial, tendo uma série de compromissos, sendo recebido por autoridades como Jörg Birkenbach (sub-prefeito de Oberlinxweiler), a vereadora Monika Moritz (de Oberlinxweiler), o prefeito Andreas Veit (em Nohfelden), Ilse Höring (em Tholey), Gerhard Weiand (em Sankt Wendel), Udo Recktenwald (na prefeitura regional de Sankt Wendel), o ministro de finanças e intercâmbios Peter Strobel (em Saarbrücken), pelo militar Roland Hoffmann, o jornalista Stefan Blasius e Klaus Lauck, que é sociólogo e atua diretamente na área de saúde e assistência social do governo do Estado do Saarland. Monika, Roland, Stefan e Klaus já estiveram em São Vendelino. Assim, ajudaram na adaptação na região de Sankt Wendel.
Os são-vendelinenses puderam interagir com as famílias, com facilidade de compreensão no idioma e nas questões culturais. "Nos faltou, contudo, tempo para conversar com todas as pessoas e retribuir todo o carinho que nos deram. Levamos algumas lembranças em nossas malas, identificadas com São Vendelino e o Brasil, e voltamos com muitas mais, reforçando os laços que agora não mais se abrirão", pontuou o prefeito, que conviveu com a família de Wolfgang Theis. "Agradecendo a família Theis, estendemos o agradecimento pelo acolhimento de todas as famílias para com o grupo".
O grupo de danças fez várias apresentações, seja a céu aberto ou em pavilhões comunitários. Cada uma, por si só, encantou aos alemães e aos brasileiros. Dançaram, até mesmo, na prefeitura de Sankt Wendel, afinal, nas cidades alemãs a cultura é merecedora de um destaque muito grande. De acordo com a integrante do grupo de danças, Josefa Hoffelder Dalcin, em todas as cidades visitadas há uma grande valorização da cultura, sendo ela o melhor elo de ligação com o povo alemão. "É impressionante como destacam a história e dão valor a simplicidade, aos detalhes. Fazem da história e da cultura sua maior riqueza", pontua Josefa.
Um dos coordenadores do grupo, Neuri München foi responsável pela apresentação do grupo em Sankt Wendel e região. Fluente no idioma alemão, München destacou que "a preservação dos costumes e do idioma alemão pelos integrantes do grupo foi de muita admiração e curiosidade por onde passamos, pois muitas pessoas queriam ver de perto e conferir nosso dialeto." Uma das princesas da 16ª Kerbfest, Cristiane Haefliger, também integrante do grupo de danças, participou da viagem. "O que me impressionou foi o quanto os alemães ficam surpresos por permanecer viva a cultura, e principalmente o língua do alemão dialeto não ter se dissipado com o passar dos quase 200 anos desde a imigração alemã para o Rio Grande do Sul. Neste ano, em vários lugares que passamos, onde a comunicação era feita em alemão, quando percebiam que entre nós falávamos outra língua, nos perguntavam de onde éramos, mas não acreditavam que éramos brasileiros. Houve duas situações que mostramos os passaportes, pois para eles nós éramos alemães, inclusive por nossas características físicas: era ainda mais difícil explicar!" Para completar, Cristiane destacou: "Sou muito grata aos meus pais que me ensinaram e insistiam em casa a aprender e falar em alemão, e fico muito feliz que o município promove oficinas e aulas de alemão nas escolas - para que isso não se perca, pois conseguir se "virar" em países como Alemanha, Suíça, Liechtenstein e Áustria com o alemão que aprendi em casa, foi e é algo muito gratificante. A receptividade que recebemos em Sankt Wendel e cidades vizinhas, as Gastfamilies que nos recebem com tanto carinho, e nesta viagem tivemos a oportunidade de passar mais tempo com eles e conhecer a rotina deles. Assim como o passeio oferecido na Capital de Saarland, Saarbrücken, onde conhecemos a Prefeitura e o Parlamento do Saarland. E o ponto forte foi participar da reportagem feita pela emissora de TV do estado do Saarland, onde como princesa da 16° Kerbfest pude fazer um convite e apresentar São Vendelino para telespectadores alemães."
No âmbito político, cabe destacar o reforço das relações entre os municípios, tendo o prefeito Evandro concedido, inclusive, entrevista aos veículos de mídia alemã. Nestas interpelações houve questionamentos sobre o Brasil, a política externa e as relações com o velho continente. Segundo o prefeito, os interlocutores que receberam a comitiva, geralmente, apresentavam desconhecimento da realidade cultural do sul do Brasil, sendo ela diferente das demais. "Na entrevista para a tevê situaram São Vendelino com referência ao Rio de Janeiro, não compreenderam que aqui temos uma realidade muito mais próxima a deles, na Alemanha, do que com os cariocas. O carnaval é o nosso Kerb! E a todos convidamos para ele", citou o prefeito Evandro Schneider.
O turismo é na Europa também uma fonte de riqueza, possibilitando a geração de renda sem dispender recursos financeiros elevados para tal. Assim, como em Nohfelden, cidade irmã da vizinha Feliz, onde visitaram um grande lago artificial, cercado de cabanas, os são-vendelinenses puderam perceber que o desenvolvimento não parte apenas do poder público, sendo, basicamente, resultado do investimento do setor privado, com o aval dos municípios.
"Acreditamos que, depois de nossa passagem pela Alemanha, os nossos amigos de lá também venham a São Vendelino, seja para a Kerbfest ou para a Stadtfest, para a qual os convidamos, afinal, perceberam que São Vendelino é uma extensão da cultura e da história alemã", finalizou o Prefeito.
Além da Alemanha, o grupo visitou também a Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Áustria, Suíça e Liechtenstein.
O Grupo de Danças é uma das expressões culturais do Município de São Vendelino. O grupo reúne-se semanalmente para ensaios, representando o município com suas animadas apresentações em diversas cidades e encontros, além de participar ativamente dos eventos da comunidade. O incentivo à cultura alemã ocorre principalmente através da dança e do aprendizado da língua alemã, oferecidos também desde cedo aos alunos da rede escolar e centrinho, além da oferta de curso de aperfeiçoamento do alemão para adultos.
Interessados em participar das atividades propostas e incentivadas pelo município podem obter informações junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Vendelino.