SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PARTICIPA DE EVENTO NACIONAL DE FORMAÇÃO - 13/08/2019

A Secretária municipal de Gestão e Desenvolvimento Econômico, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, que responde também pela pasta da Educação, foi convidada a participar, sem ônus para o município, de evento nacional que versa sobre a qualidade da educação no Brasil.

Sob a promoção da Undime, o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, ocorre em Mata de São João (BA), no período de 13 a 16 de agosto de 2019.

Ao longo dos quatro dias de programação, o evento mobilizará cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação, a apresentação das ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

Realizado em um período de intensas discussões no que diz respeito ao financiamento da Educação, mais especificamente ao Fundeb, cujo prazo de vigência se encerra em 2020, o 17º Fórum Nacional da Undime será um momento determinante na formação de gestores e educadores, pois tradicionalmente consiste em um espaço democrático de debate sobre os cenários postos para a educação.

Organizada em conferências, minicursos e oficinas, a 17ª edição do Fórum Nacional também proporcionará visitas dos participantes às salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, SEB, Semesp, Sealf, Capes), a estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, Unicef e Uncme) e a estandes de empresas credenciadas.
De acordo com Marlí Weissheimer, esta é uma oportunidade de partilhar conhecimentos, tendo uma mesma linha de pensamento entre todos os municípios brasileiros. "Acredito que a mudança no Brasil será feita através da educação, assim, buscaremos unir forças. Pequenos ou grandes municípios têm desafios gigantes pois o futuro está ligado, diretamente, com a qualidade do ensino, dentro e fora de sala de aula", pontuou a secretária.