GRUPO DE DANÇAS SANKT WENDEL BRILHA EM SANKT WENDEL - 29/07/2019

Homônimos são os nomes do grupo de danças folclóricas alemãs de São Vendelino e o palco da apresentação deste sábado. E não é por acaso que o grupo recebe o nome da cidade alemã de Sankt Wendel, afinal, foi dela que vieram os primeiros imigrantes alemães em São Vendelino, e estes, em sua bagagem, trouxeram cultura, muita cultura. E com a mesma satisfação, em viagem à Alemanha, é que os brasileiros do Pequeno Paraíso levaram consigo uma "tonelada" de histórias de vida aqui vivida.

Depois de passarem por outras cidades, inclusive fazendo visitas oficiais levando convites para visitar São Vendelino em outubro, quando da Kerbfest, e em abril de 2020, na Stadtfest, os integrantes do grupo de danças, dentre os quais o prefeito Evandro Schneider e sua esposa Andréia, sentiram-se, definitivamente em casa ao aportarem em Sankt Wendel. E não foi por conta dos santos iguais aos que estão no centro de São Vendelino, mas pelo encontro com pessoas já conhecidas e de grande bem-querer. Assim, apresentar-se em casa, ouvindo o familiar dialeto, e podendo interagir com o passado e o presente, com os olhos no futuro, fez com que o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sankt Wendel brilhasse à sobremaneira. Eram só sorrisos E a alegria não para por aí.

"Se nós nos sentimos em casa em Sankt Wendel queremos convidar à comunidade aqui da Alemanha para se sentir em casa em São Vendelino. Aqui a hospitalidade é boa. A cerveja excelente, mas nós também podemos oferecer isso em retribuição ao que nos deram. Venham todos ao Brasil", destacou o prefeito Evandro Schneider, em sua fala.

Por se tratar de uma viagem oficial em seus primeiros dias, Evandro levou consigo, também, material publicitário alusivo a São Vendelino, presenteando às autoridades alemãs. Neste domingo, em nova apresentação, o destino é a cidade de Nohfelden, desta vez em conjunto com a Orquestra Municipal de Feliz, que estará na cidade que é sua irmã. "Iremos aproximar nossas cidades na Alemanha, afinal, a cultura muito se assemelha e podemos erguer com orgulho as bandeiras culturais do vale do Caí, do Rio Grande do Sul e do Brasil", citou Schneider.

Depois da estada na região do Saarland a comitiva cultural de São Vendelino tem outras apresentações programadas, estando, então, o prefeito Evandro Schneider de férias, aproveitando com a família os dias na Europa, sem gerar custo algum para os cofres municipais.