7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA REÚNE PRODUTORES RURAIS - 12/07/2019

O Salão "O Imigrante" de São Vendelino recebeu um público de aproximadamente 150 pessoas no último sábado (06/07), para a 7ª Conferência Municipal de Agricultura.

O apoio ao setor primário é um diferencial na busca do desenvolvimento sustentável. "Se a nossa vocação, desde os tempos da imigração tem relação com a agricultura devemos seguir incentivando os produtores rurais do município", pontua o Prefeito Evandro Schneider.
Durante a manhã houve a entrega do Pacote Legal - valor de R$ 540,00, que é repassado para os agricultores que possuem talão ativo e que possibilita a compra de sementes, adubos, fertilizantes e mudas.
Na ocasião também foram apresentadas duas palestras. Uma delas ministrada pela educadora ambiental Maria Helena Piccinini, representante da empresa Biasotto, que é responsável pela coleta seletiva do lixo no município. Ela falou sobre a importância da destinação correta dos resíduos no meio rural, passando orientações sobre o descarte adequado do material orgânico.
A outra palestra foi conduzida pelo assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg, que abordou o tema "Sanidade animal: prevenção é a melhor solução". Em sua fala, abordou doenças, como tuberculose, brucelose e febre aftosa, bem como suas formas de prevenção.
A Emater/RS-Ascar, apoiadora do evento, através de sua extensionista Márcia Ruff, salientou o fato de o evento explorar um assunto diferente a cada ano, com vistas a levar informações aos agricultores, promovendo o fortalecimento do meio rural. "Em outros anos, temas como qualidade e produtividade do leite, Cadastro Ambiental Rural, controle dos borrachudos, energia fotovoltaica, crédito rural, entre outros, também foram trabalhados".
O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o Prefeito de São Vendelino, Evandro Luis Schneider, o Gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, o Secretário Municipal de Obras e Agricultura, Anderson Martins, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Acelo Auler, o responsável pela agricultura, Emir Kuhn e o técnico agropecuário da Prefeitura Leneu Blauth, além de vereadores e representes de entidades. Brandoli valorizou a atividade e as ações em parceria com vistas a qualificar o trabalho no campo. Isso mostra que o inventivo aos produtores rurais vai além do apoio moral, passando, também, pela esfera financeira.
"É muito importante que os produtores rurais emitam nota fiscal da sua produção, para que o município continue com esses retornos na área da agricultura", finaliza o prefeito.