Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Notícias

COMPUTADORES DA PREFEITURA SÃO ATACADOS POR HACKERS - 09/07/2019

A expressão hacker é ligada ao mundo da internet e dos computadores, mas, transformando em linguajar mais simplificado, são ladrões de informações e dados que constam em computadores. Pois bem, nesta semana, na segunda e na quinta-feira, em duas oportunidades diferentes, hackers invadiram os sistemas da prefeitura de São Vendelino, gerando uma série de transtornos.

Segundo levantamento inicial feito pelo setor administrativo da prefeitura, informações e dados foram perdidos, de modo que a empresa que gestiona as questões de informática da prefeitura está trabalhando, junto com o administrativo da prefeitura, em uma solução. Em primeiro momento é preciso buscar recuperar os arquivos perdidos e já pensar em uma segurança ainda maior no sistema como um todo, impedindo invasões futuras.
Ainda que haja excelentes sistemas de segurança aplicados, os hackers, que são especialistas em invasões de sistemas e roubo de dados, buscam de diferentes maneiras entrar no sistema pela internet.
Com as invasões, alguns serviços da municipalidade acabaram sendo afetados, de modo que os servidores se desdobram para colocar em dia o trabalho, inclusive, refazendo o que antes tinha sido realizado, tendo em vista manter o atendimento à comunidade.
De acordo com o prefeito Evandro Schneider, o caso também está sob averiguação de órgãos competentes, afinal, trata-se de usurpação de informações e prejuízo aos órgãos públicos. "Esta é a nova realidade de um ente público. Ao mesmo tempo que a informatização agiliza muito os serviços, também possibilita uma nova ferramenta de ataque dos que visam prejudicar o município e o povo de São Vendelino", destacou o prefeito, lembrando que o município é transparente em suas ações, tanto que recebeu, recentemente, certificado de 100% de transparência de seus atos, também pela internet.