Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Notícias

COM SIMPLICIDADE E BRINDES É LANÇADA A 16ª KERBFEST - 02/07/2019

A tradicional festa de São Vendelino foi apresentada na noite desta sexta, no Salão O Imigrante

Qual é a principal marca de São Vendelino?
Responder este questionamento é tarefa árdua, ainda mais se isso for feito em uma só frase. Uma terra de beleza ímpar, com chopp jorrando das torneiras, com gente alegre, simples, com ares europeus em meio às colônias do vale do Caí. Pois bem, cada pessoa faria a sua definição de maneira diferente, mas, com certeza, todos iriam fazer menção à simplicidade das pessoas. E foi com esta simplicidade que foi apresentada em 28 de junho de 2019 a 16ª edição da Kerbfest.
Antes mesmo das soberanas surgirem, lindas e trajadas de maneira digna do posto que ocupam, a Orquestra Municipal de São Vendelino mostrou que é possível propagar a arte tradicional da música entre os novos instrumentistas. Uma mescla de rock, pop, e música alemã deixou o público inteirado ao evento para, assim ver na subida da escada, exuberantes, as princesas e a rainha. Diely Audibert Schaefer e as princesas Franciele Werle e Cristiane Haefliger pareciam bailar em meio à pista de dança, tão leves estavam suas almas. De alva beleza, as soberanas foram aplaudidas pelos seus súditos. Mas, o que mais chamou atenção foi o encanto das crianças, frente ao palco principal. E um barril gigante de chopp era pano de fundo, antes do brinde oficial. O prefeito Evandro Schneider, que também irá liderar a comissão organizadora, juntamente com a vice-prefeita Margarete Gosenheimer e a secretária Marlí Weissheimer, falou à comunidade, evidenciando o novo reinado e os preparativos para a festa. Estava feliz. Ou melhor, estava muito feliz, de tal forma que as palavras brilhavam tal sorriso de criança. 
Era a vez das soberanas falarem. Foi então que uma mescla de sentimentos se apresentou. Se Franciele se emocionou, Cristiane agradeceu aos amigos e família, por fim, a rainha Diely deu uma aula de oratória casada com o sentimento. Não estavam apenas bem vestidas as soberanas - pelas mãos da estilista Cláudia Kerber - mas maravilhosas, também, de dentro pra fora.
No telão um vídeo anunciava as principais atrações, dentre as quais bandas como Os Montanari, Brilha Som, Porto do Som, K'necus, DJ's e, claro, uma atração nacional: Hugo e Tiago. Eles, por sinal, deixaram recado para a comunidade conclamando a todos para muitos brindes em outubro. 
A Kerbfest, em sua 16ª edição, acontece nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro, com inúmeras atrações que serão divulgadas gradualmente. A comissão que irá organizar a festa também foi apresentada. O certo é que haverá muito chopp da Cervejaria Urwald, de qualidade ímpar, cuca, linguiça, bolinhos de batata e tudo mais que a culinária alemã oferece. Ah! É claro, terá muita dança, como bem demonstraram os integrantes do Grupo Sankt Wendel que animaram a todos e assim o farão durante toda a Kerbfest. E que venha outubro.

Texto e fotos: Alex Steffen