Prefeitura cobra ação da RGE em semana com novos problemas com energia no Município - 19/12/2018
Crédito: Camila Tempas/ Prefeitura

Legenda: Problemas com falta de energia se tornam frequentes na região

Cerca de cinco pontos de São Vendelino estão sem energia elétrica, alguns desde segunda-feira (17), são eles Piedade, Linha Griebler, Linha Neis, Morro Carrard e parte do Centro. A distribuidora de energia elétrica RGE Sul informou à Prefeitura que a energia deve ser restabelecida em breve. No entanto, o prefeito Evandro Schneider considera preocupante a situação de frequentes quedas de energia e tenta buscar uma solução para que a distribuidora atenda melhor a comunidade. "Temos feito pedidos de soluções em vários momentos à RGE Sul", ressaltou.

O assunto já havia sido tema de uma reunião em outubro na Associação dos Municípios do Vale do Caí (Amvarc), onde os outros prefeitos também cobraram melhor assistência da fornecedora de energia na região. O encontro teve a participação da gerente de Relacionamento da RGE com o Poder Público, Elisandra de Castro. Logo após a reunião a prefeitura são-vendelinense enviou a Elisandra um ofício reiterando a cobrança e propondo medidas para minimizar os transtornos de falta de energia.

A distribuidora havia feito melhorias nos últimos anos quanto a troca de postes no município, especialmente na área urbana, depois de uma ação do Ministério Público. Contudo, mesmo com o acordo com os promotores e do inquérito civil iniciado em 2014, a partir da reclamação dos moradores junto à Câmara de Vereadores enviado pela Câmara de Vereadores, os problemas com falta de energia continuam frequentes até hoje.

Isso além de outros exemplos de descaso, como poste instalado sobre a rede pluvial da Prefeitura, no Centro da cidade, próximo a Brigada Militar. Desde agosto a Administração vem solicitando sua remoção daquele local, para poder fazer manutenção na rede de escoamento da rua.