Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Notícias

Novembro Azul movimentou o ginásio do Vale Suíço - 03/12/2018
Crédito: Castor Becker Júnior

Legenda: Prevenção foi tema da palestra na parte da tarde

Promoção da Secretaria de Saúde abrangeu exames de PSA, almoço, palestra, sorteio de brindes e brincadeiras

A quinta-feira (29) foi dia de prevenção contra o câncer de próstata em São Vendelino. O evento do Novembro Azul, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde teve início às 10 horas com coleta de sangue para exame de PSA - que serve para diagnosticar alterações na próstata, infecção prostatite, hipertrofia e outras, além de tumor. Os participantes também receberam a camiseta da campanha e, ao meio-dia, um almoço com galeto, massa e salsichão. Já à tarde, a programação teve a palestra do médico Júlio César Piva Nodari, sobre prevenção do câncer de próstata e dicas de saúde em geral. Além de sorteio de brindes e brincadeiras.

Confira AQUI a reportagem emvídeo

O prefeito Evandro Schneider acompanhou parte da programação, inclusive almoçando com a equipe de Saúde e os participantes do encontro. O secretário de Saúde Inácio Lírio de Souza, comemorou a boa participação de público. "Foram 111 exames feitos, o que dá cerca de 30% a mais do que em 2017." Os pacientes agora devem retirar os resultados Unidade Básica de Saúde (UBS), no Centro, quando também já podem marcar a consulta de rotina com o especialista.

"Os homens estão de parabéns, porque a cada ano tem aumentado a procura por prevenção", completou e técnica em enfermagem Solange Stroher. Observação também compartilhada pelo palestrante em seu dia a dia. "A procura por consultas e procedimentos de prevenção têm aumentado no dia a dia, não só sobre o câncer de próstata, mas também em outros aspectos, inclusive na estética. Os homens estão se cuidando mais", reforçou Nodari

A movimentação teve ainda a parceria do Sicredi. "Estivemos junto durante o Outubro Rosa, no mês das mulheres, e agora aqui", ressaltou o gerente da agência local do banco, Tiago Schmidt, ressaltando que faz parte da filosofia da instituição apoiar os eventos da comunidade.

Clique AQUI para ver a galeriade imagens do encontro