Prefeitura encaminha projeto para asfaltos, calçadas e ponte - 15/11/2018
Crédito: Castor Becker júnior

Legenda: Documentação foi entregue na terça à Gerência de Governo da Caixa em Caxias do Sul

Recursos de R$ 4,8 milhões estão sendo buscados via Programa Avançar Cidades, Município foi aprovado em pré-seleção e já tem aval da Câmara para convênio

O prefeito Evandro Schneider entregou nessa semana à Gerência Executiva de Governo (GIGOV) da Caixa Federal, em Caxias do Sul, o projeto buscando R$ 4.876,216,92 para pavimentação de sete ruas e construção de calçadas em outras três (veja a lista abaixo), além da construção de uma ponte alta sobre o Arroio Forromeco, no acesso ao bairro Recanto do Paraíso. O recurso deve vir via Programa Avançar Cidades - Mobilidade Urbana. O próximo passo é a Caixa fazer a avaliação técnica do projeto e remetê-lo ao Ministério das Cidades.

A expectativa é que os técnicos do banco dêem sinal verde para a liberação dos recursos, que viriam na forma de empréstimo, a juros reduzidos pelo programa governamental e com um ano de carência e 20 anos para pagar.  "Conseguiríamos fazer agora e de uma só vez obras que, com recursos próprios, talvez levássemos os mesmos 20 anos para executar", ressalta Evandro, apostando no sucesso da empreitada. E acrescenta a vantagem econômica: as mesmas obras executadas ao longo prazo também sairiam mais caras.

ARTICULAÇÃO

A articulação em busca dos recursos começou ainda no ano passado, quando a Prefeitura se inscreveu no Avançar Cidades. De lá para cá, o Município já foi aprovado na pré-seleção - quando os técnicos do programa comprovaram a capacidade financeira para firmar o convênio. Além disso, no último mês de agosto, a Prefeitura teve aval da Câmara (aprovado por unanimidade) para firmar o convênio.

A entrega da documentação de agora ocorreu na terça-feira (13). O prefeito estava acompanhado do assessor de Planejamento Paulo Kirsch e do engenheiro da Prefeitura Robert Mendonça Rauber. A comitiva são-vendelinense foi recebida pelo gerente Executivo de Governo da Caixa Federal em Caxias do Sul, Luís Carlos Vedovelli, e pelo engenheiro Felipe Schmitz.

Confira as obras previstas no projeto:

PAVIMENTAÇÃO

Rua da Emancipação - 105,27 metros, mais a calçada dos dois lados

Rua Eduardo Schneider - 239,65 metros, mais a calçada dos dois lados

Rua Heine Seibert - 182,13 metros, mais a calçada de um lado

Rua Jacó Birck - 137,24 metros, mais a calçada de um lado

Rua Orlando Schaefer - 550 metros, mais calçada em um lado

Rua Orlando Seibert - 94,75 metros, mais a calçada dos dois lados

Rua Vereador Albano Auth - 248 metros, mais calçada dos dois lados

CALÇADAS (em um lado das vias)

Estrada Municipal do Vale Suíço - 1.392 metros

Rua Cônego Caspary - 890 metros