Sábado teve inauguração do novo cartão postal da cidade - 11/11/2018
Crédito: Castor Becker Júnior

O sábado de sol foi também de festa em São Vendelino, pela inauguração da Praça do Quiosque, junto ao Arroio Forromeco e à entrada principal para o Centro da cidade. A movimentação começou às 8 horar e foi até as 17 horas, com brinquedos infláveis, campa elástica, piscina de bolinhas, palhaços e som ambiente, além de toda a estrutura da nova área de lazer, com bancos, praça infantil e academia ao ar livre, sem falar no paisagismo que se tornou o mais novo cartão postal do Pequeno Paraíso.  A solenidade de inauguração ocorreu ás 11 horas e teve um pouco antes a apresentação da Orquestra Municipal.

Clique AQUI para ver a galeria de imagens da solenidade

O público assistiu a uma cerimônia com presença dos secretários municipais, vereadores e outras autoridades, além de representantes das empresas responsáveis pela obra. A solenidade incluiu ainda a bênção da obra, pelo irmão Nilo Alves, o padre Márcio Weber e pela pastora Marlei Adam Arcari.

ESFORÇO

O prefeito Evandro Schneider destacou o esforço da Administração pela conclusão da praça e a importância do espaço dentro do projeto de desenvolvimento do turismo no Município, inclusive em eventos como a Kerbfest e o Festival das Cervejas Artesanais. "Está realizada a nossa obra", comemorou Evandro, que na etapa final acompanhou de perto diariamente os trabalhos na nova área de lazer.

A secretária municipal de Planejamento e ex-prefeita Marli Lourdes Oppermann Weissheimer lembrou o início do projeto, em 2015, quando foi concebida a ideia de reformular o espaço junto ao Forromeco - pensando tanto no paisagismo e no lazer quanto na Kerbfest.  "Em 2016 entramos com o projeto junto ao governo federal", comentou, ressaltando o apoio do então deputado federal Luis Carlos Busato, na liberação de uma emenda parlamentar via Ministério do Turismo. Com a ajuda do então assessor parlamentar Dirceu Franciscon - hoje deputado estadual eleito, que esteve na inauguração representando Busato e parabenizou a cidade pela obra.

O investimento na Praça do Quiosque foi de R$ 640.053,93. Desse valor, R$ 250 mil foram oriundos do Ministério do Turismo (através da emenda de Busato), e os R$ 390.053,93 restantes foram pagos com recursos da prefeitura. A obra durou oito meses e foi realizada em duas etapas: a colocação de muros de gabiões telados junto à margem do arroio (garantindo a segurança da obra com o mínimo de impacto ambiental) e a praça propriamente dita, com piso de concreto reforçado, floreiras, iluminação parque infantil e outros itens.