Pelos Caminhos de São Vendelino, um pouco do Pequeno Paraíso a seus pés - 16/03/2016

Para quem gosta de caminhar, a dica para este final de semana é o projeto Pelos Caminhos de São Vendelino, organizado pela Associação Centro-Oeste, com apoio da Administração Municipal. O roteiro de 14,5 quilômetros, com altitude máxima de 495 metros, começa no Centro, às 8 horas, seguindo pela Estrada Nova Áustria, Linha General Neto e descendo pelo Morro da Antena para o Salão O Imigrante, onde será servido o almoço, acompanhado da Orquestra Municipal de São Vendelino. O trajeto alia belezas naturais à arquitetura colonial herdada dos imigrantes europeus, como as casas em estilo enchaimel, construídas pelos alemães que vieram colonizar essas terras.

De acordo com o presidente da Associação Centro-Oeste, Daniel Auth, o projeto Pelos Caminhos de São Vendelino é fruto do desejo da comunidade valorizar as belezas naturais do Município e praticar em conjunto alguma atividade física. "Somado a isso, trazer pessoas de outros lugares para conhecer São Vendelino, o nosso Pequeno Paraíso", reforça Auth. E a proposta que conta com a parceria da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago do Rio Grande do Sul (ACASARGS), vinculada à Federação Espanhola de Associações, vingou e chega à sua sétima edição, com muitos patrocinadores. Na sexta edição, em 2015, foram 432 inscritos, sendo cem peregrinos moradores da cidade.

Interessados em participar de todo o evento, incluindo o almoço, podem se inscrever até sexta-feira, às 18 horas, pelo valor de 50 reais por pessoa. Quem deseja apenas almoçar no evento paga 30 reais. Para fazer apenas a caminhada, a inscrição pode ser até domingo de manhã, por 20 reais. Nesse valor, está incluído todo o apoio na caminhada, que conta com a Associação Bombeiros Voluntários de São Vendelino e da Kombi do Bem, projeto social de Bom Princípio que distribui lanches para moradores de rua em Porto Alegre, nas quintas-feiras à noite. Por isso, os participantes são convidados a colaborar (são aceitos cobertor, agasalho, leite e achocolatado). Os caminhantes receberão ainda uma barra de cereal, banana e água.

As inscrições devem ser feitas somente pelo e-mail do evento (caminhadasaovendelino@gmail.com). Importante: menores de 14 anos só poderão participar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável.