Professores participam de evento do Sicredi - 29/10/2018
Crédito: Camila Tempas/ Prefeitura

Legenda: Sicredi Serrana promoveu evento para professores

No sábado (27), os professores da Rede Municipal de Ensino de São Vendelino, participaram do 6º fórum do programa União Faz a Vida, promovido pela cooperativa Sicredi Serrana. O evento teve início às 8 horas com um café, no Centro Comunitário Menino Jesus de Praga, na cidade de Veranópolis. A programação seguiu com a palestra Uma escola que encanta e transforma vidas, ministrada pelo professor Max Haetinger. Max destacou o papel do professor como mediador do conhecimento para transformar a escola a partir do contexto social em que os alunos estão inseridos. O professor falou também sobre a valorização do educador e a riqueza intelectual que pode ser possível através da troca de conhecimentos em ambiente escolar.

No final da manhã, houve apresentações musicais de alunos de Veranópolis. Em seguida os participantes participaram ainda de um almoço. Estiveram presentes todos os professores das cidades atendidas pela Sicredi Serrana.

O União faz a Vida existe desde a década de 1990 e surgiu com o objetivo de incentivar o empreendedorismo através de princípios de cooperativismo e a solidariedade desde a sala de aula. Segundo a Sicredi, "É preciso incentivar seriamente a cooperação, o diálogo e o comportamento solidário, especialmente quando se pensa num esforço educacional abrangente que envolve a comunidade, uma educação que investe na formação de consciência coletiva democrática".

São Vendelino participa do programa desde 2012 desenvolvendo trabalhos de cooperativismo, inclusive com a criação de um cooperativa escolar, a Cooper Sank Wendel.