Prefeitura vai instalar sistema em arroio para melhorar o combate ao borrachudo no Município - 24/10/2018
Crédito: Castor Becker Júnior

Legenda: Grupo visitou pontos junto ao arroio, para definir local para o medidor de vazão

A prefeitura deverá instalar até o final do ano, um medidor de vazão fixo no arroio que passa pelo Vale Suíço. O dispositivo, em forma de canaleta com 1,80 metro de comprimento e 40 centímetros de largura e feito em concreto, servirá para calcular a quantidade de larvicida biológico a ser aplicado em todos os arroios do Município no combate ao borrachudo. O ponto para colocação do medidor foi definido nessa terça-feira (dia 23), após uma visita à localidade de Técnicos da Divisão de Vigilância Ambiental do Estado e das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social e de Agricultura e Meio Ambiente, além da Emater.

Pouco antes, o grupo havia tido uma reunião na Prefeitura, para definir o andamento do projeto. Conforme o secretário municipal de Saúde, Inácio Lírio de Souza, o sistema deverá melhorar o combate aos insetos, tornando mais precisas as doses de BTI (Bacillus thuringiensis israelenses), produto usado contra as larvas presentes na água. "Normalmente, são feitas oito a nove aplicações por ano, a partir de setembro. Com o sistema de medição pronto, vamos começar 2019 já em uma nova fase", comentou.

PARÂMETROS

Instalação de um medidor de referência para todo o município segue a norma técnica do Programa Estadual de Controle do Simulídeo. O próximo passo será a elaboração do projeto pelo Setor de Engenharia da Prefeitura, a partir do memorial descritivo deixado pelos técnicos estaduais. Depois de aprovado pelos conselhos de Saúde e de Agricultura, começam as obras e, paralelamente, os técnicos do Estado farão o treinamento da equipe local de controle do borrachudo para operar o sistema.

Além de Lírio, participaram das atividades desta terça, pela Prefeitura o secretário de Obras Anderson Martins, a bióloga Juliana Figura da Rosa - responsável local pelo Programa de Controle do Simulídeo, a fiscal sanitária Lucineia Gubert e o engenheiro Henrique Assmann. O encontro teve ainda a agrônoma Márcia Ruff, do escritório local da Emater. Pela Vigilância Ambiental do Estado, participaram supervisor do Programa Estadual do Simulídeo, Jorge Wilson e os engenheiros Clóvis Galery e Regis Fernandes.