13º Kerbball teve noite memorável em participação e animação - 21/10/2018
Crédito: Foto: Castor Becker Júnior

Legenda: Festa teve novamente as marcas da integração da comunidade e da tradição germânica

"Sejam todos bem-vindos à 13ª edição do Kerbball de São Vendelino. Uma noite muito bonita e agradável." A fala do prefeito Evandro Schneider marcou a abertura da festa que superou todas as expectativas na noite do sábado (dia 20). Pelo menos 750 pessoas passaram pelo Salão O Imigrante e prestigiaram a programação que teve apresentações de música e dança, além do jantar e baile típicos de kerb.

Clique AQUI para conferir as fotos da noite

Como manda a tradição que vem da época da colonização germânica - quando a data do santo padroeiro se tornou referência para reunir familiares e amigos (principalmente os de fora), boa parte do público saiu diretamente da missa na Igreja Matriz para o salão, onde a movimentação começou com a apresentação da Orquestra Municipal.

ABERTURA

Em seguida ao show da Orquestra e um pouco antes do jantar, o prefeito fez a abertura oficial da noite, agradecendo om trabalho da equipe da Prefeitura envolvida com a festa, além do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sankt Wendel, que, além das apresentações, se encarregou do cardápio da noite, "com destaque para o famoso bolinho de carne, que todo mundo sempre elogia". Ele também destacou o trabalho dos universitários, que ajudaram desde os últimos preparativos à tarde até o final da festa à noite, dentro do convênio da troca de trabalho comunitário pelo custeio do transporte para seus cursos.

Evandro também agradeceu o patrocínio do Banrisul para o evento e lembrou o início dos preparativos para o Baile de Escolha das soberanas da 16ª Kerbfest e do 14º Kerbball. "O baile está marcado para o dia 12 de abril do ano que vem e as inscrições das candidatas vão até o próximo dia 14 de novembro", ressaltou.

O prefeito também reforçou novidades, como o início dos preparativos das candidatas já no final deste ano e o fato de que as vencedoras deverão ganhar uma viagem - com destino surpresa, mas dentro do País. A abertura teve ainda a fala da rainha Francini Werle e das princesas Caroline Fischer Schaefer e Polliana Ledur, que também deram as boas-vindas ao público local e os visitantes, destacando o espírito de confraternização da noite.

CORO, DANÇAS E BAILE

Logo depois do jantar foi a vez da apresentação do Coro Masculino de Bom Princípio, que havia participado também da Missa de Kerb, na Igreja Matriz. Logo após a apresentação do coro (que durou cerca de 20 minutos) veio a apresentação do Grupo de Danças Sankt Wendel, que embalou o público com as coreografias dos pequenos e dos adultos e o fechamento com todos os integrantes na pista.  A partir daí a festa já entrava no embalo do conjunto Musical Encanto, que levou a festa madrugada adentro.

O 13º Kerbball foi promovido pela Prefeitura, com patrocínio do Banrisul - O grande banco do Sul, e apoio do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sankt Wendel