Comitiva de São Vendelino busca recursos para melhorar acessos e incrementar turismo - 16/03/2016
Crédito: Andréia Araújo/Divulgação

A pavimentação do trecho que liga a RS-122, em São Vendelino, a Alto Feliz entrou na pauta do Ministério do Turismo e deve ser empenhada até meados de abril. A promessa é do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que recebeu a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, o vereador José Magerl e o casal proprietário da vinícola Don Guerino, Osvaldo Motter e Salete Motter, em seu gabinete no último dia 9. A audiência agendada pelo deputado Mauro Pereira ocorreu um dia depois do encontro da comitiva são-vendelinense, composta ainda pela presidente da Câmara de Vereadores, Margarete Maria Kurmann Gosenheimer, e do vereador Emir José Kuhn.

A acolhida à liberação de emenda parlamentar proposta pelo deputado Mauro Pereira está diretamente ligada à importância da estrada como porta de entrada para o enoturismo, possibilitando também acesso à Rota Romântica, na região das Hortênsias (Gramado e Canela). "Essa é a principal entrada da nossa Serra Gaúcha. Essa via vai fomentar, principalmente, o enoturismo, com acesso ao Vale dos Vinhedo, onde ficam excelentes vinícolas, valorizando nossa história e nossa indústria nacional", ressaltou Mauro Pereira.

A emenda prevê a pavimentação do trecho de cinco quilômetros, sendo quatro dentro do município de São Vendelino. O ministro do Turismo disse que irá se empenhar na concretização desse importante projeto e que irá mandar um técnico para levantar a situação. "Vamos trabalhar para que seja realizado o quanto antes", afirmou Alves.

MAIS RECURSOS

Além da emenda parlamentar do deputado Mauro Pereira garantindo verbas para a melhoria do acesso a Alto Feliz, por São Vendelino, o deputado federal Luiz Carlos Busato anunciou o empenho de R$ 250 mil também da pasta do Turismo. Desta vez, a grande beneficiada vai ser a área central do Município. A verba conquistada pelo vereador José Magerl, do PTB, será usada para fazer um calçadão entre a ponte alta e o quiosque. "Vamos lutar para que saia esse empenho o quanto antes", acrescentou a prefeita, lembrando que o deputado Busato deixou clara sua intenção de que a verba seja liberada logo.

Outros R$ 250 mil devem ser repassados para os cofres municipais também para a pavimentação de ruas. O deputado Pepe Vargas prometeu encaminhar projeto ao Ministério das Cidades solicitando a verba. A comitiva também visitou o deputado Ronaldo Nogueira para solicitar recursos via emenda parlamentar.

Ainda, a prefeita esteve no Ministério das Cidades para agilizar a liberação de verbas para a segunda parte da Estrada do Vale Suíço. A obra dividida em dois trechos já recebeu a quantia referente à metade do empenho. Para receber o restante, a Administração Municipal precisava comprovar mais da metade da obra pronta. "O que agora temos", conta Marlí. Com 54% de um trecho concluído e 52% do outro, os cofres públicos têm direito a R$ 275 em um trecho e R$ 122 mil no outro. Os empenhos são feitos separados, mas os dois trechos encontram-se, resultando no final em mais um quilômetro de estrada asfaltada. Inclusive visitou este no gabinete do deputado Danrlei solicitando sua gestão junto ao Ministério das Cidades para agilizar os projetos já encaminhados.

DEMANDA PARA O ESPORTE

A construção de uma pista de skate e uma ciclovia estavam entre as reivindicações levadas a Brasília. A prefeita e vereadores solicitaram ao deputado Carlos Gomes apoio para a liberação de verba do Ministério do Esporte. A prefeita explica que o objetivo é oferecer à população espaços de lazer e de exercícios gratuitos. O parlamentar comprometeu-se a intermediar a destinação da verba no Ministério do Esporte. ?Os locais, além de servirem como ponto de encontro da comunidade, deverão beneficiar diretamente os alunos da rede pública de ensino com a prática esportiva no turno inverso ao escolar?, projeta.

Já na Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI), a prefeita e vereadores foram ver o andamento do PAC Financiamento. Marlí observa que São Vendelino foi contemplado com R$ 1 milhão, mas ainda falta limite financeiro para receber a quantia.

A visita a Brasília contou ainda com um breve encontro com a presidente Dilma Roussef. A prefeita e vereadores participaram do lançamento da nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), dia 9. Após o evento, o grupo foi cumprimentar a presidente.