Prefeito reitera pedidos à RGE-Sul - 17/10/2018
Crédito: Castor Becker Júnior/ Prefeitura

Legenda: Reunião da Amarc teve a presença também de representantes da Agergs

O prefeito Evandro Schneider enviou nessa semana ofício à nova Gerente de Relações com o Poder Público da distribuidora de energia RGE Sul, Elisandra Castro, reiterando pedidos feitos pessoalmente a ela na última semana. A conversa havia ocorrido durante a apresentação de Elisandra aos prefeitos da Associação de Municípios do Vale do Caí (Amvarc), em reunião (foto) no Campus da UCS em São Sebastião do Caí. Evandro havia solicitado a gerente providências quanto ao deslocamento de postes no traçado das obras de asfaltamento da estrada entre Piedade e Alto Feliz (com projeto pronto e aprovado desde junho) e em junto ao pelotão da Brigada Militar, onde  havia sido colocado sobre a rede pluvial.

Além disso, o prefeito também pediu providências quanto à limpeza de galhos junto às linhas interior do município. Evandro enfatizou que as próprias comunidades estão dispostas a ajudar no corte de galhos, mas isso precisa ser articulado com a companhia que, por exemplo, desligar a rede. Sobre a urgência dessa providência, ele citou o caso da falta de energia ocorrida na semana anterior em Linha Becker, que durou horas.

REGULAÇÃO

A reunião da Amvarc ocorreu no Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em São Sebastião do Caí. A nova gerente da RGE foi apresentada aos prefeitos e ouviu as principais demandas dos municípios.  O encontro teve a presença também do presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), Isidoro Zorzi, e do diretor Flávio Pereira.

Evandro reconhece que nos últimos anos a RGE Sul tem feito um trabalho intenso na região para a troca de postes, como um mutirão feito na última semana em Vale Suíço. Ele ainda salienta que em caso de falta de energia, é importante também que os próprios moradores liguem para o telefone da empresa para abrirem um protocolo de reclamação. O que pode ser feito pelo fone 0800 707 7272.  Além do morador buscar uma satisfação diretamente da empresa sobre o que está acontecendo, os protocolos são o primeiro caminho para que a própria empresa possa solucionar o problema (inclusive localizando melhor a falha). E, o poder público tenha que interferir junto à companhia, esses mesmos protocolos são argumento a mais para solução de alguma questão.