Interesse de estudantes é o ponto de partida para ampliar conhecimento - 03/03/2016

Legenda: Oficina na EMEF Mathias Rodrigues da Fonseca

"Quais são seus interesses?" Esta será a pergunta que os professores vão fazer aos estudantes das escolas municipais para dar início ao projeto pedagógico que vai ser trabalhado ao longo de 2016. Com o título "Rede de conhecimentos: tecendo aprendizagens", a proposta da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto de São Vendelino (SMECD) é tornar os alunos pesquisadores e construtores das suas aprendizagens a partir de sua curiosidade.

A proposta desenvolvida pelas coordenadoras pedagógicas Caroline Ledur e Camila Reichert convida os educadores a fazerem uma expedição investigativa para identificar os interesses em comum de cada turma, diferente do ano passado, quando todos trabalharam o mesmo tema  - "A diferença nos enriquece... O respeito nos une". A partir da definição do foco de pesquisa, os professores devem elaborar um projeto envolvendo todas as disciplinas da grade da turma.

O resultado do desenvolvimento do projeto será apresentado na 2.ª Mostra de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de São Vendelino. "O trabalho de cada turma será compartilhado, mostrando que o conhecimento não é algo estanque que ficará restrito a uma sala de aula e sim que terá reflexos posteriores", observa Caroline, uma das mentoras do projeto.

O projeto pedagógico será desenvolvido nas duas escolas municipais de ensino fundamental de São Vendelino, a Vinte e Nova de Abril, que atende 117 estudantes, e a Mathias Rodrigues da Fonseca, que recebe 67 crianças no contraturno. As escolas municipais de educação infantil - Pequeno Paraíso (61 crianças) e Estrelinhas do Recanto (41 crianças) - também desenvolverão o trabalho.