Sábado teve mutirão de agentes contra o Aedes aegypti - 22/02/2016

O sábado teve mutirão de agentes de saúde contra focos de mosquito em São Vendelino, no Vale do Caí, para prevenir dengue, chikungunya e zika. A ação abrangeu principalmente os dois cemitérios da cidade e teve também visitas a residências e terrenos baldios. "O trabalho nos cemitérios católico e luterano foi a repetição de uma ação que havíamos feito há alguns dias e, mesmo assim, encontramos e eliminamos vários pontos com água parada", explica o responsável pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) em São Vendelino, Guilherme Rossini.

Clique AQUI para ver galeria de imagens

A equipe, que contou ainda com um funcionário da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, retirou dos cemitérios diversos vasos, coroas com plástico e outros recipientes que estavam com água parada. "O ideal seria encher os vasos com areia, mas mesmo isso gera problema, quando não é feito direito", explica Rossini.

Conforme o coordenador, quando a areia não é colocada até a borda, o resto é completado pela água da chuva e gera um criatório de larvas. "O certo é optar por vasos perfurados e sem o pratinho. Assim, a água escore", completa. Outro problema com que a equipe depara com frequência são os plásticos usados para embalar os vasos, um enfeite comum, mas que facilmente acumula água e se torna foco de larvas.

O material retirado dos cemitérios encheu a caçamba do caminhãozinho (um Toyota Bandeirante com carroceria de madeira) da prefeitura. "Algumas pessoas podem até ficar bravas conosco, mas isso precisa ser feito", sacramentou Rossini.

MISSAS E CULTOS

A pedido da prefeitura, os avisos sobre os cuidados para evitar o mosquito Aedes aegypti são dados inclusive nas missas e nos cultos evangélicos da cidade. "No cemitério católico, a própria Paróquia deverá apertar a fiscalização, para evitarmos água parada", adiantou o padre Márcio Weber. Durante a operação de limpeza, as agentes de saúde localizaram alguns focos de larvas nos dois cemitérios e foram colhidas amostras para serem enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.

São Vendelino ainda não tem nenhum foco de Aedes aegypti ou mesmo do Aedes albopictus, outra espécie que pode transmitir a dengue. Mas o município continuar ou não livre das doenças, vai depender da conscientização de todos.

MOBILIZAÇÃO CONSTANTE

A ação de sábado foi válida pelo Sábado de Faxina, promovido na última semana pelo Ministério da Saúde. A mobilização em São Vendelino acabou adiada porque a equipe estava desfalcada no final de semana anterior. Mas as agentes já haviam passado a dedicar metade do tempo de suas visitas a famílias especificamente na caça de focos, eliminação de criatórios de larvas, principalmente, conscientização dos moradores.

A Secretaria Municipal de Saúde também tem recebido diversas ligações apontando possíveis focos de mosquitos. Parte das denúncias não são confirmadas, mas todos os chamados são verificados.