Reunião com a Secretaria de Agricultura do Estado - 18/01/2024

Na manhã de 12 de janeiro vários municípios do vale do Caí, dentre os quais São Vendelino, atingidos pelas cheias de novembro e buscaram apoio do Governo do Estado estiveram no auditório da Câmara de Vereadores de Bom Princípio. Representantes da esfera estadual, dentre eles Lidiane Silveira, explanaram sobre o assunto elucidando dúvidas quanto ao assunto. Para ela, o repasse dos recursos para os municípios é de grande importância, mas lembrou que as perdas são muito grandes, ficando praticamente impossível atender a todos.

De acordo com Paulo Renato Kirch, secretário municipal de Gestão, o trabalho de busca de recursos é a maneira de minimizar parte das perdas, afinal, São Vendelino teve prejuízos na ordem de R$ 5,5 milhões. Participaram ainda da reunião o secretário da Agricultura Sidnei Schaefer e o engenheiro Tiago München, cada qual focando a sua área.

Segundo Sidnei Schaefer, o município irá receber até R$ 300 mil em hora/máquina, para que possa ser realizada a recuperação e a melhoria de estradas no interior do município, com o foco voltado, em especial, ao setor primário. Desta forma, de acordo com o secretário, será possível recuperar muitos dos estragos deixados pelas chuvas e, facilitar o escoamento da produção.