São Vendelino ocupa o segundo lugar no Ranking da Transparência do Vale do Caí - 15/06/2016

Os ajustes foram feitos e São Vendelino ficou em segundo lugar da Região do Vale do Caí no Ranking Nacional dos Portais da Transparência, divulgado pelo Ministério Público Federal na semana que passou. O Município alcançou a nota 9,3 (no ano passado, a média foi de 6,8) e divide a posição com Feliz. O avanço de 2,5 pontos na média em relação à primeira avaliação reflete as providências adotadas pela Administração Municipal para garantir à comunidade pleno acesso aos atos administrativos. Para isso, a Prefeitura contratou um serviço mais ágil para abastecer o Portal da Transparência local dentro das diretrizes da Lei 12.527, a Lei de Acesso à Informação.

"Estamos fazendo o trabalho com a mesma sistemática, mas agora os dados são disponibilizados com maior rapidez para os cidadãos consultarem", explica a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, comemorando o índice. Lembra que a comunidade fica orgulhosa de ter o seu município destacado como o segundo no ranking na região. Em termos estaduais, São Vendelino ficou na 86.ª posição, entre 490 cidades gaúchas que foram avaliadas. No ranking  nacional, com 5.567 municípios analisados, ficou em 267.º lugar.

A avaliação teve como critérios aspectos legais e boas práticas de transparência, com notas que vão de zero a dez. O trabalho foi desenvolvido pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF e monitorou 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. De acordo com dados apresentados pelo MPF, o nível de transparência dos estados e municípios aumentou cerca de 30% entre a primeira e a segunda análise, passando de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Em São Vendelino, a nota cresceu em torno de 36%. Para acessar o Portal da Transparência, basta entrar no site do Município (saovendelino.rs.gov.br) e clicar no ícone.