Meio Ambiente em ação - 14/06/2022

Ao longo do mês junho uma série de ações em prol do Meio Ambiente estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMECD). As mesmas estão sendo realizadas em parceria com as escolas da rede municipal de ensino de São Vendelino.

As atividades foram realizadas em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, foram realizadas diversas atividades, onde as crianças tiveram o contato direto com os elementos da natureza, oportunizando momentos para conhecer as ruas, socializar, observar a natureza, as plantas, e animais, promovendo a conscientização da preservação do meio ambiente, fazendo cada pequena ação um grande gesto para proteger o futuro.

A SMECD elaborou uma cartilha que foi distribuída em todas as escolas do município, destacando a importância da separação correta e a coleta de lixo municipal. Além disso, foi abordado o uso de agrotóxicos e o incentivo a manutenção ou construção das hortas escolares. Foram abordadas ainda pautas como a realização da coleta de óleo de cozinha nas escolas para produção de sabão caseiro, recolhimento de lixo eletrônico, recolhimento de resíduos plásticos e encaminhamento para a Plastiweber, empresa parceira das escolas, além de cuidados para evitar a proliferação da dengue e chikungunya no município.

O objetivo principal desta ação é chamar a atenção da população do Pequeno Paraíso sobre a necessidade de conscientizar para a importância de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, preservando os diferentes tipos de ecossistemas e prevenindo a degradação do meio ambiente.

De acordo com a coordenadora da SMECD, Mariana Becker Machado "a proposta teve por objetivo promover a conscientização, reflexão, ação e participação de toda comunidade escolar no cuidado e preservação com o Meio Ambiente". Segundo Mariana, essa foi uma semana de exemplos, ações e real conscientização, a nível de escola, família, bairro e município. As atividades culminaram com a apresentação da peça teatral "Rio", da companhia Luz e Cena.

As principais ações realizadas foram:

? AÇÃO NA ESCOLA:

? Evitar desperdício de água, papel, toner, etc.

? Coleta de plásticos, potes, azeite, tampinhas para o projeto escola sustentável;

? Vídeos das turmas conscientizando suas famílias e explicando a semana do Meio Ambiente;

? Discussão com as turmas das ações a cerca de vídeos sobre o meio ambiente;

? Plantio de girassóis;

? Elaboração de jardins em vasos com plantas suculentas;

? AÇÃO NA FAMÍLIA

? Como cuidar do meio ambiente na minha casa, com minha família;

? Plantio de árvores, coletas, seleção e descarte correto do lixo;

? Acompanhamento do consumo de água e luz nas famílias;

? AÇÃO NO BAIRRO

? Conscientizar moradores, propor ações para preservar o meio ambiente no contexto das escolas;

? Plantio de árvores, caminhada com os alunos pelos bairros das escolas juntando lixo para dar um correto destino.

? AÇÃO NO MUNICÍPIO

? Alerta, informação, conscientização, observação de ações incorretas para repensar medidas em defesa do meio ambiente

? Participação nas campanhas e ações do município que apontem a preservação do meio ambiente.

? Palestra sobre reciclagem com a Plastiweber;

? Entrega de cartilhas a todos aos alunos;

? Teatro com a peça intitulada "Rio" sobre o meio ambiente