Reunião define caminhos para o turismo - 24/08/2021

Ocorreu na semana passada, na sala Pequeno Paraíso, no Sicredi de São Vendelino, uma importante reunião para implementar o turismo no município. Esteve à frente da reunião Bia Paulus - Diretora Executiva da Atuaserra - trazendo ricas informações sobre a implantação de um projeto turístico no município.

Estiveram na reunião o Secretário de Gestão, Evandro Schneider, a coordenadora da Educação e Cultura, Mariana Becker Machado, e o gerente do Sicredi, unidade São Vendelino, Vinícios Alff.

Com o intuito de inserir o município no Mapa do Turismo Brasileiro, a reunião mostrou a importância das parcerias público/privadas para que o projeto tenha êxito à médio prazo. De acordo com o secretário Evandro Schneider, o passo inicial é o envolvimento da comunidade, juntamente com o Conselho de Turismo, para que depois seja traçado o plano de ações estratégicas no turismo. "É necessário elaborar o Plano Municipal de Turismo e o Plano de Trabalho para o biênio (2021/23), para que possamos estar no roteiro turístico da Serra. Temos potencialidades das mais diversas mas precisamos unificar as mesmas em um projeto que a todos beneficie, destacando todas as áreas, desde nossa história, patrimônio, eventos, até chegar na questão de hospedagem e preparação para bem receber os visitantes", ponderou o secretário de Gestão, Evandro Schneider. Segundo ele, além das belezas naturais, São Vendelino conta com empreendimentos que são referência na região. "São ações individuais, desde produtos coloniais, que podem ser integradas a outras mais, unindo esforços em favor de São Vendelino. O trabalho que é realizado em conjunto pela comunidade, empreendedores e município ampliam as nossas possibilidades, amplamente privilegiados pela localização em meio à rotas turísticas", finalizou Schneider.

No dia 26 de agosto será realizada nova reunião com a convocação do Conselho Municipal de Turismo, avançando no projeto turístico e indo ao encontro do roteiro também da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha.

Cabe reforçar que o Conselho de Turismo é fundamental como elo de ligação entre comunidade e as iniciativas públicas e privadas, de modo que se pense o turismo no município de São Vendelino como um todo, elencando toda sua potencialidade aos turistas.