Centelha da Independência chega a São Vendelino - 19/08/2021

Foi trazida ontem, dia 18, ao município de São Vendelino, a centelha do fogo simbólico da pátria, remetendo a celebração dos 199 anos de Independência do Brasil.

O evento contou com a presença de autoridades oficiais, entre elas, Comandante do Eixo, Paulo Pretto, o Ten. Couto, da Brigada Militar de Feliz, a prefeita Marlí Weissheimer, a vice-prefeita Margarete Gosenheimer e também servidores municipais.

A centelha foi trazida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LND/RS). A chama simbólica reporta às comemorações dos 199 anos da Independência do Brasil e ficará acesa até 7 de setembro.

Neste ano de 2021 os temas nacional e regional seguem os mesmos aos abordados em 2020. O tema nacional é o Hino Nacional Brasileiro, somado à Bandeira do Brasil, as Armas Nacionais (Brasão) e o Selo Nacional. Já o tema regional é a participação dos gaúchos na 2° Guerra Mundial, relembrando os pracinhas (como eram conhecidos aqueles que lutar na segunda grande guerra).

"O valor pátrio deve ser trabalhado dentro de cada cidadão, pois apenas se passa a amar um país quando a gente valoriza o mesmo. E para valorizar o país é preciso, fundamentamente, conhece-lo em seus símbolos, sua história e sua vivência", pontua a prefeita Marlí.