Campeonato Gaúcho de Downhill é neste fim de semana em São Vendelino - 13/04/2016
Crédito: Castor Becker Júnior / C5 News-Press

A semana é de preparativos para a 3.ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Downhill, marcado para o próximo final de semana - dias 16 e 17 -,  em São Vendelino. A expectativa é que 200 atletas de diferentes partes do Brasil participem da prova, que vale também para o ranking nacional, na pista de 2,1 quilômetros, com início no morro dentro da propriedade da Família Wentz e término no campo de futebol da Comunidade Evangélica, no Centro. A descida íngreme possui quatro obstáculos, tipo viadutos para salto, sendo um sobre o asfalto da Rua Cônego Caspary.

O Campeonato de Downhill é organizado pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) e na etapa de São Vendelino conta com o apoio da Prefeitura, que auxiliará no pagamento de arbitragem, camisetas e troféus. Além disso, está responsável pela infraestrutura de resgate e colocação de ambulância de prontidão durante toda a prova. Ainda, nesta semana, está preparando a estrada secundária, em terras da família Brückmann, para possibilitar o acesso dos ciclistas até o início das provas.

Para a prefeita de São Vendelino, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, a realização de provas do Downhill no Município é muito importante, pois atrai visitantes de todo o País. "O auxílio à organização do evento, na verdade, é um investimento para divulgar São Vendelino em outros Estados", observa.

O Município foi um dos primeiros a sediar o esporte no Brasil. A primeira prova em solo são-vendelinense ocorreu em 1994. Porém, em 2013, a cidade deixou de fazer parte do roteiro dos adeptos do Downhill, voltando ao circuito no ano passado na Pista dos Wartha, construída pelo atleta Júnior Wartha e seu pai, Marcos Wartha, para a final do Campeonato, em dezembro.