Prefeita abdica da construção do Centro Administrativo para melhorar ruas - 30/03/2016
Crédito: Castor Becker Júnior/C5 News-Press

Legenda: Rua José Fridolino Werderkehr está recebendo camada de asfalto

A construção do novo centro administrativo de São Vendelino prevista para este ano foi cancelada. A prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer resolveu abdicar do sonho para investir o dinheiro guardado para a obra na melhoria das ruas e estradas. A decisão foi tomada após verificar em Brasília que os cinco projetos encaminhados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não teriam a verba, de aproximadamente R$ 1 milhão, liberada ainda em 2016. "Assumimos um compromisso com as localidades de melhorar a infraestrutura e vamos cumprir", afirmou, lembrando que o prédio junto à Unidade Básica da Saúde (UBS) atende as necessidades da administração. "É espaçoso, seguro e os funcionários gostam de trabalhar aqui."

Assim, a licitação para a execução de três desses projetos que serão executados com recursos próprios já está aberta, e as propostas serão conhecidas em 7 de abril, às 14 horas (edital disponível no site da Prefeitura). Nesse conjunto, entram o asfaltamento da Rua Áustria (137 metros, com pista de rolamento de dez metros de largura), no bairro Recanto do Paraíso, e da estrada da Linha Nova Áustria (230 metros, com pista de rolamento entre 7 e 8 metros de largura), do início da via até a propriedade de José Hilário Schneider. A Rua Silfredo Seibert receberá recapeamento na extensão de 510 metros por oito metros de largura.

Já o asfaltamento da Rua das Azaleias, que fica no bairro Primavera, será feito com recursos do Ministério das Cidades, mediante emenda do senador Paulo Paim no valor de R$ 250 mil. Para isso, a prefeita encaminhou projeto junto à Caixa Econômica Federal de Caxias do Sul, no último dia 18, para a pavimentação de 200 metros da via. De acordo com o secretário de Administração, Paulo Kirsch, o leito da pista será de 8 metros de largura, mais 2,5 metros de passeio público. Assim, que sair a liberação da Caixa será feira a licitação.

O único projeto que continua cadastrado no PAC é referente ao recapeamento da Rua Padre Emílio Schneider, na extensão de 110 metros. De acordo com a prefeita, esta obra ficará para mais tarde.

Mais obras

Outras frentes de trabalho em asfaltos estão previstas para se iniciar nos próximos dias. Tratam-se do recapeamento da Rua Cônego Caspary, no trecho entre a rótula de acesso ao Centro e o Quiosque, e na aplicação de asfalto na José Fridolino Wierdekehr (acesso à ERS-446, próximo à Cervejaria Urwald), além da conclusão da colocação de asfalto nas estradas do Vale Suíço, Linha Becker e Morro Carrard. No total, serão mais de 1,5 quilômetro de asfalto nas cinco vias. Em todas essas, os trabalhos estão a cargo da empresa Encopav Engenharia, que aguarda apenas alguns dias de tempo seco para concluir as pavimentações.

Na Estrada do Vale Suíço, os 900 metros de extensão do asfalto incluem também a construção de calçada para pedestres. A obra ali conta com R$ 795.850,00 do Ministério das Cidades (resultado de emendas dos deputados federais Luiz Carlos Busato e Ronaldo Nogueira) e mais R$ 194.189,44 dos cofres da Prefeitura, a título de contrapartida. Nas Ruas Cônego Caspary (93 metros de asfalto novo) e Fridolino (71 metros) e nas estradas de Morro Carrard (228,65 metros) e Linha Becker (244,5 metros), o investimento está sendo de R$ 392.740,89, em recursos próprios.

O que soma R$ 586,9 mil em investimentos diretos da prefeitura nestas cinco frentes de pavimentações.