Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Notícias

LANÇADA OFICIALMENTE A 15ª KERBFEST - 10/08/2017

Na última sexta-feira, dia 04/08, foi lançada oficialmente a 15ª Kerbfest, com participação de um grande público em coquetel típico alemão, regado a chopp da Urwald, realizado no Salão Paroquial "O Imigrante". Na oportunidade foram apresentados os integrantes da Comissão Organizadora da festa que ocorrerá nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de outubro e que tem como presidente o prefeito municipal Evandro Luis Schneider e a vice-prefeita Margarete Maria Kurmann Gosenheimer, como vice-presidente. O ápice do evento foi a apresentação das nossas belas soberanas com seus trajes oficiais, os quais encantaram a todos pela beleza e resgaste das tradições alemãs. 
De acordo com a vendelinense Cláudia Simone Kerber, responsável pela criação dos vestidos, os trajes das soberanas fazem uma releitura da vestimenta típica das camponesas do sul da Alemanha, Áustria, Suíça e demais regiões próximas de onde vieram os nossos antepassados, os imigrantes que colonizaram nosso município. O Kerb era a festa máxima onde as moças recebiam um traje novo que seria usado nas festividades do corrente ano. Eram bordados sobre veludo, com amarrações, tipo corselet, mais saias rodadas e blusas esvoaçantes. 
O Kerbfest ocorre em outubro, época em que os jardins estão floridos, bem ao costume e tradição germânica. Por este motivo, os bordados remetem às flores que enfeitam as casas e ruas de nossa cidade, com gerânios, petúnias, rosas e diversas outras. A festa é regada à chopp e cerveja, e as espigas de cevada bordadas representam o principal ingrediente da bebida.
A natureza exuberante de nosso município emprestou sua cor principal, o verde, à Rainha Francini, e o vermelho, alegre e festivo, visualizando os jardins, compõem as saias das princesas Caroline e Polliana. Os tecidos usados foram o crepe para blusa e saia, cetim cotton para a sobressaia e veludo alemão para o colete. O traje é composto por peças sobrepostas, tornando-se funcional, com a possibilidade de diversificar conforme as diferentes ocasiões. Foram confeccionados por Diva Araldi e bordados por Wilma Silvestre, ambas de Caxias do Sul. 
O evento contou também com a alegria do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sankt Wendel, que brindou a todos com sua apresentação.
Neste ano, o povo de São Vendelino e todos os visitantes irão reviver os tempos do Kerb de antigamente. Para isso, a comunidade está sendo convidada a participar de forma ativa, vestindo trajes típicos para recepcionar os visitantes e também para compor de maneira voluntária a comissão organizadora.
Desde já, toda a comunidade e região está convidada a participar da 15ª Kerbfest!
Crédito das fotos: Camila Fritzen