São Vendelino chama a comunidade para participar do Nota Fiscal Gaúcha - 03/02/2016

São Vendelino adere à plataforma Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e começa, nesta semana, campanha para estimular a população a participar dos sorteios mensais e, com isso, aumentar a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e pontuar no Programa de Integração Tributária. Para isso, desde quarta-feira (dia 3), na recepção da Prefeitura, Jaqueline Boeni ajudará a comunidade a fazer o cadastramento no site (https://nfg.sefaz.rs.gov.br) e depois é só solicitar a inclusão do CPF no documento fiscal no ato da compra. Conforme levantamento da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz), que coordena o programa, atualmente, em torno de 12% dos moradores da cidade estão inscritos no site. "A ideia é aumentarmos a nossa presença nos sorteios", diz a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer.

A exemplo do município de Palmitinho, que hoje lidera o ranking no Estado com 50% dos habitantes participando do NFG, a prefeita de São Vendelino pretende implantar ações que mostrem à comunidade que a exigência do CPF na nota fiscal pode render prêmios de até R$ 1 milhão e reforçar às empresas participantes a sua responsabilidade social com o Estado e com a sociedade gaúcha. Além da disponibilização de um servidor público para ajudar a comunidade a cadastrar-se, estão previstos eventos específicos para divulgar o programa nas escolas, Câmara de Vereadores e entidades organizadas pela sociedade civil. Uma das propostas, em São Vendelino, é formar multiplicadores que entendam e divulguem o programa.

Um dos pontos importantes diz respeito aos programas e entidades escolhidos pelos participantes. Em São Vendelino, são dois habilitados a receber indicações: a Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Leonardo Fritzen e o Estratégia Saúde da Família (ESF). De acordo com levantamento feito pelo secretário Municipal da Fazenda, Roberto Lutz, o ESF já recebeu R$ 15.516,55 em menos de 1 ano de participação e com apenas 98 indicações de cidadãos. Os recursos são aplicados em ações aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde.

Agora, com a adesão de São Vendelino à plataforma NFG, juntamente com os sorteios do Estado, há premiação exclusiva para quem compra em São Vendelino e pede o CPF na nota. Os sorteios locais já começaram e, para este ano, estão previstos prêmios como liquidificador, mixer, aparador de grama, fritadeira elétrica.